*Eduardo Borba
Uma escola com história e alinhada aos desafios contemporâneos deve estar em sintonia com objetivos que dialoguem com um futuro sustentável para as pessoas e o planeta.
Desde a sua fundação até os dias atuais, o mundo, a Educação e o Colégio João XXIII passaram por inúmeras transformações. O desafio de estar sempre alinhado – e muitas vezes à frente de alguns movimentos – é parte da cultura dessa escola que, desde o ponto de partida, se propôs a educar para a responsabilidade, a liberdade, o trabalho e a solidariedade, como sinaliza seu Objetivo Geral.
Nos aproximamos de 2025, e frente a esse ano começa a contagem regressiva para um conjunto de 17 objetivos que dialogam muito com a tradição desta instituição, que é ser vanguarda, há seis décadas, desde o ato pioneiro de Zilah Totta, Lilian Rodrigues Alves, Leda Freitas e Frederico Lamachia.
Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, ou os “ODS” como também são conhecidos, representam um compromisso internacional que conta com os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) como signatários. Os ODS são medidas ousadas e transformadoras, que materializam a chamada Agenda 2030. Assim como a sociedade, eles evoluem e se moldam às necessidades. Exemplo disso é o pleito brasileiro, apresentado na Assembleia Geral da ONU, em 2023, para a criação do 18º Objetivo: Igualdade Étnico-Racial.
Para compreender esse movimento e como ele se relaciona com a proposta pedagógica do Colégio João XXIII, é importante alinharmos algumas siglas e conceitos presentes em documentos que pautam a Educação no Colégio e no Brasil e a conexão destes com o cenário global.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio João XXIII conta com seis princípios norteadores, e um deles reúne todos os personagens que se relacionam com a Escola: “Conceber a alteridade/diversidade no fazer-se humano”. De acordo com esse princípio, a proposta pedagógica concebe a alteridade como a busca de contemplar as diferenças e propiciar o diálogo com o outro, com atitudes de solidariedade, respeito, zelo e justiça no fazer-se humano.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz as normas sobre o que deve ser contemplado nas aprendizagens essenciais que todos os alunos desenvolverão ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento conta com dez competências gerais. Na definição dessas competências, a BNCC cita que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”, mostrando-se também alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável foram criados em 2015, como um desdobramento dos Objetivos para o Milênio, da ONU, e visam ao engajamento global de pessoas, governos, empresas e instituições. A Base Nacional Comum Curricular, após anos de debates e consultas públicas, teve sua homologação em 2017, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e em 2018, para o Ensino Médio.
Retomando o tema do ODS 18, iniciativa voluntária do Brasil para colocar o enfrentamento às discriminações étnico-raciais no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030, podemos conectá-lo às leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e de História e Cultura Indígena, respectivamente.
Todos esses documentos, bem como a sociedade, evoluem com as demandas sociais, fruto do pensamento crítico. Sendo assim, incorporar a Educação para as Relações Étnico-Raciais ao PPP por parte das escolas brasileiras demonstra a sintonia dessas com a realidade do protagonismo crescente da parcela que corresponde a 56% da população nacional.
No caso do João XXIII, essa escolha sustentaria sua condição de pioneirismo, em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, levando em conta iniciativas como o Coletivo Escola Antirracista, o crescente uso de recursos pedagógicos afrocentrados, o edital João de Todas as Cores e a criação da Comissão Antirracista, tudo ocorrido a partir de 2020. Porém, para fazer valer temas globais, como os ODS, nacionais, como o BNCC, e institucionais, como o PPP, são necessários comprometimento e consciência de todos que compõem o universo escolar. Enquanto escola privada comunitária (nessa ordem), o João XXIII tem o compromisso de educar para a vida não apenas os seres aprendizes que ingressam nas salas de aula e demais espaços de construção do conhecimento. As famílias, responsáveis pela condução e sustentabilidade da instituição, assumem, na escolha do João, um compromisso de compreender que fazem parte de um estrato social privilegiado e, por meio de pensamentos e atitudes, têm o poder de mudar realidades enquanto convivem e educam os filhos ao lado do corpo docente.
Então, a pergunta “O que te move, João ?” provoca todos nós, pessoas leitoras, integrantes, admiradoras (ou que em breve desejam fazer parte) dessa comunidade escolar, para que todos os dias entendamos o propósito de entrar em uma instituição de ensino comunitária, que exerce a capacidade de mudar e melhorar o mundo quando nós mudamos e melhoramos interna e atitudinalmente.
*Conselho Editorial
Pai do Murilo e esposo da Marjo. Jornalista, Mestre em Comunicação, com foco em Memória Empresarial. Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Membro fundador da Comissão Antirracista do Colégio João XXIII.
Referências:
Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, rganizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2 ed.rev. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio João XXIII – Disponível em: <https://joaoxxiii.com/documentos-da-fundacao-e-do-colegio/> Acesso em: 10 set. 2024.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 09 set. 2024.
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br/home/agenda> Acesso em: 08 set. 2024.
Lei 11.645/2008. Disponível em:
<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11645-10-marco-2008-572787-publicacao original-96087-pl.html> Acesso em: 09 set. 2024.
Lei 10.639/2003. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm> Acesso em: 09 set. 2024
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