Comissão João Inclusivo – Por uma escola humanitária, comunitária e realmente inclusiva
Ao longo das últimas seis décadas, a Escola João XXIII construiu uma trajetória de compromisso com a inclusão e a diversidade. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação verdadeiramente inclusiva e humanitária. A Comissão João Inclusivo surgiu como uma resposta a essa necessidade. Nossa missão é promover uma escola onde cada aluno seja valorizado em sua individualidade, tenha suas potencialidades reconhecidas e receba o apoio necessário para suas dificuldades. Quem somos?
A Comissão João Inclusivo é composta por mães e pais que representam outras tantas famílias atí- picas, unidas por uma busca comum: garantir que nossos filhos recebam uma Educação que respeite sua singularidade. Parece o mínimo, não é mesmo? Mas não é a realidade das famílias cujos filhos apresentam uma condição diferente do padrão estabelecido. Assim, as dificuldades de aprendizagem, as neurodivergências e toda e qualquer condição física diferente, além de impor toda uma rotina de atendimentos especializados fora do Colégio, podem se tornar um estigma tão difícil de lidar que, ao mesmo tempo que as famílias empregam os melhores esforços em diagnósticos e tratamentos, algumas também podem escondê-los a fim de evitar rótulos e discriminações.
Durante anos, mães e pais como nós participaram de reuniões e encontros com a escola, sempre com a esperança de construir um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Percebemos, entretanto, que nossos filhos são muitas vezes vistos pelo que “não fazem” — não conseguem ficar sentados, não acompanham o ritmo da aula, não respondem da maneira esperada. Isso gera uma visibilidade negativa para comportamentos que fogem ao padrão. Ao mesmo tempo, eles permanecem invisíveis em algumas atividades de sala de aula, nos trabalhos em grupo, nas reuniões pedagógicas, nas apresentações e nas festas, quando poderiam brilhar com suas habilidades únicas.
É importante ressaltar que o Colégio João XXIII, sempre primando pelos princípios éticos e comunitários que o sustentam desde a inauguração, está comprometido com esse processo. Ainda há muito a ser feito – vamos precisar de todos –, mas sem dú- vida a constituição do João Inclusivo e a elaboração pela nossa Escola de inúmeros PEIs (Planos Educacionais Individuais), além de outros avanços, são conquistas importantes de serem celebradas.
Sabemos que os estudantes público-alvo da inclusão têm imenso potencial. Toda criança aprende. Eles são inteligentes, criativos e possuem capacidades que nem sempre são vistas ou valorizadas dentro do espaço escolar. Por isso, a Comissão atua como facilitadora da inclusão, promovendo o diálogo entre escola, famílias e sociedade e incentivando ações que garantam a inclusão em sua integralidade. Por que nos constituímos?
Nossa motivação é simples: a solidão enfrentada pelas mães e pais de alunos com deficiência ou algum tipo de transtorno de aprendizagem, que muitas vezes não se reconhecem nos corredores da Escola, nos levou a buscar um espaço de união e fortalecimento. Queremos construir, junto à Direção, à Equipe Técnico-Pedagógica, aos professores e a toda a comunidade escolar, um ambiente verdadeiramente inclusivo, onde a Educação Humanitária – conforme expressa no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola – seja uma realidade.
Um dos principais focos da Comissão é garantir a elaboração e a efetiva implementação dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs) pela Escola, que são essenciais para guiar o processo de ensino- -aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas. Incentivamos que os PEIs sejam criados de forma colaborativa, envolvendo os professores, as equipes de Atendimento Educacional Especializado (AEE), as famílias e, sempre que possível, o próprio aluno.
Reconhecemos também a importância da socialização e dos laços de amizade no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, atuamos para promover um ambiente escolar que combata o bullying e incentive a convivência harmoniosa e afetiva entre todos os alunos. Acreditamos que a interação com a diversidade é enriquecedora para toda a comunidade escolar e que, dessa forma, estamos construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.
Foco da nossa atuação
A Comissão João Inclusivo trabalha em proA Comissão João Inclusivo trabalha em prol de soluções para questões coletivas, promovendo melhorias nas políticas e práticas de inclusão da Escola, porém não atuamos diretamente em casos específicos. Para tais situações, é necessário seguir os procedimentos estabelecidos pelo Colégio. Estes, sim, são construídos de forma coletiva numa escola comunitária como a nossa, e agora, com a atuação da Comissão, teremos condições de sugerir melhorias. O que nos garante?
Vivemos em um país com legislações avançadas no campo da educação inclusiva. Nossa compilação sobre o tema aponta 64 documentos. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) reconhece o direito das crianças com deficiência a uma educação que respeite suas particularidades, assegurando as adaptações necessárias. O Decreto 6.571/2008, por sua vez, garante que alunos com necessidades educacionais específicas recebam apoio educacional especializado, complementando o ensino regular.
Infelizmente, essas leis nem sempre se traduzem em práticas consistentes no dia a dia escolar. A Comissão João Inclusivo trabalha para garantir que esses direitos sejam de conhecimento de todos — pais, alunos e profissionais da Escola — e que sejam efetivamente cumpridos, beneficiando todos os alunos sem exceção.
O que esperamos para os próximos 60 anos?
Olhando para o futuro, nossa visão é de uma Escola que abraça plenamente as múltiplas possibilidades de aprender e ensinar. Esperamos que o João XXIII continue a ser um espaço de inovação pedagógica, onde os professores sejam capazes de sentir o pulsar de cada aluno, entendendo suas formas únicas de pensar e aprender. Queremos uma Escola em que todos os alunos, independentemente de suas condições, sejam vistos como capazes de aprender e de contribuir para a construção do conhecimento.
A Comissão João Inclusivo está comprometida com essa causa, e, junto à comunidade escolar, temos certeza de que podemos transformar o João XXIII em uma referência humanista para Porto Alegre. Que os próximos 60 anos sejam de avanços, conquistas e, acima de tudo, de uma Educação que abrace cada criança como única e especial, pois todos e todas são capazes de aprender e contribuir com o coletivo a que pertencem.